Empresa familiar é aquela em que um membro ou mais fundam, detém o controle acionário e ou financeiro, e estabelecem as diretrizes de gestão. Ë sem duvida o formato de negócio mais antigo de todos os tempos.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) e do SEBRAE, mais de 90% das empresas constituídas no país são familiares; e apesar de serem considerado um dos principais pilares da economia, representando por volta de 65% do PIB e 75% da força de trabalho; pesquisas apontam que de cada 100 empresas familiares abertas e ativas, apenas 30 sobrevivem à primeira sucessão e cinco chegam à terceira geração.
Vantagens e desvantagens de uma empresa familiar
Embora muitas vezes empresas familiares são associadas à imagem de pequeno porte, com uma estrutura de decisão rígida e impossibilidade de crescimento profissional para quem não é da família; existem empresas familiares de diversos portes (pequenas, médias e grandes) e muitas vezes, profissionalmente interessantes para seus colaboradores.
Quando bem geridas, as empresas familiares apresentam uma série de vantagens em relação às não familiares:
Relação de confiança e respeito: sendo todos da mesma família, unidos por laços que vão além da mera convivência profissional, os processos decisórios tendem a ser mais simples, transparentes e menos burocráticos. A relação de confiança se estende a todos colaboradores no relacionamento do dia a dia.
Envolvimento com colaboradores: entre os diretores, bem como entre os colaboradores surge uma identidade de missão e valores. Não raro, colaboradores tendem a trabalhar por muitos anos na empresa, adquirindo grande conhecimento no seu segmento de atuação e forte identificação com os objetivos do negócio.
DNA da cultura organizacional: empresas familiares costumam carregar muito da personalidade de seu fundador mesmo após outra geração assumir os negócios. Isso faz com que, em geral, fique claro qual tipo de comportamento cada colaborador pode adotar e de que maneira deve responder às mais diversas situações;
Fortalecimento da marca e do desempenho: pelo fato dos profissionais de diretoria serem todos donos do próprio negócio, a empresa tende a construir fundamentos sólidos para construção de uma marca forte, com permanência sustentável e longevidade no mercado.
Nem tudo são flores, muitas vezes as empresas familiares, podem ser centralizadoras nas decisões, ou seja, o desenvolvimento da empresa depende da postura do principal sócio proprietário em relação ao negócio.
São desvantagens:
Pessoal X Profissional: em certas empresas familiares, que os laços entre a direção e os colaboradores vão além do aspecto profissional. Isso pode ser um complicador quando questões profissionais estão sobre a mesa e variáveis emocionais interferem na gestão do negócio.
Centralização de decisão: empresas familiares podem ter um único gestor forte. Nestes casos, quaisquer problemas que ocorram com ele (doença, acidente, etc.), podem afetar o desempenho da organização como um todo.
Oportunidades de crescimento profissional: em empresas familiares, são raros os casos de profissionais que conseguem chegar à alta diretoria sem pertencer à família. No entanto, pesquisas mostram que o reconhecimento e a promoção de cargos ocorrem com maior frequência.
Ausência de processos de sucessão: em muitas empresas, não existe uma preocupação em preparar a sucessão dos cargos de comando; empresas desse tipo correm sério risco de falir quando há mudança de geração na direção.
Em geral, todas tendem a seguir a cultura do fundador. Isso pode ser uma vantagem competitiva para a empresa ou ser um obstáculo para o crescimento e, até mesmo, continuação dos negócios.
P. Gratz
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