Valores da Proativa RH: Proatividade

Maze11
Standard

A Proativa possui cinco valores que norteiam as suas atividades.
Proatividade é um deles:

“Prestamos serviços embasados em pesquisa contínua, análise de informações e estudo de tendências, como resultado, agimos com antecedência e por vezes, influenciamos mudanças que se anunciam em nosso campo de atuação”.

Vivemos e trabalhamos num ambiente de mudanças constantes, muitas vezes, as mudanças tornam-se problemas, dificultando nossa adaptação e, o que é pior, perdemos espaço de atuação por não agirmos em tempo hábil.
O sucesso pessoal e profissional depende de atitudes proativas; é preciso estar atento aos acontecimentos, coletar informações e analisá-las de maneira a entender o que acontece e, principalmente, o que está por vir, resumindo é preciso desenvolver a capacidade de nos anteciparmos aos fatos em nossa área de atuação.
Estamos falando do profissional que realmente faz a diferença a qualquer tempo e aonde quer que ele esteja atuando.

P. Gratz

Você contrataria um ex-detento?

Standard
Imagem do Projeto Começar de Novo do CNJ

Imagem do Projeto Começar de Novo do CNJ

Certamente essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Possivelmente você nunca tenha parado para pensar seriamente nesse assunto. Se você faz parte da área de recursos humanos de uma empresa, sabe que esse tipo de discriminação não pode e não deve acontecer. Por esse motivo sua resposta seria imediata: sim, contrataria. Nesse caso você estaria representando a empresa e respostas corretas devem ser dadas, mesmo que sejam apenas aparentes.
Mas e você, com seus valores e princípios, o que responderia? Não estamos de fato querendo ouvir sua resposta, mas apenas fazer com que no mínimo, você pense no assunto e na sua complexidade. Esse ser humano que um dia cometeu um crime ou um simples delito e que perante a lei pagou pelos seus erros, deve ter uma outra oportunidade? Você seria capaz de conviver profissionalmente com ele sem medo ou insegurança? Ou você prefere que essa oportunidade seja dada por outras pessoas e que esse problema fique bem longe de você?
Algumas ONG’s foram criadas com o objetivo de acolher essas pessoas e dar a elas uma oportunidade que provavelmente a vida não deu. Podemos citar a Afroreggae e o projeto “Empregabilidade”, que buscou parceria com cerca de 60 empresas na busca da ressocialização de ex-detentos. Já empregou aproximadamente 2.000 pessoas no Rio de Janeiro nas área de construção civil, estacionamentos e restaurantes.
Outra ONG de assistência social é a Bem Querer, que tem o projeto “Construtores do Amanhã”, que dá apoio a jovens que estão na Fundação Casa e ex-presidiários. Dentro da Fundação, são ministrados cursos de hidráulica e elétrica e, na sede da organização, em São Paulo, há também cursos de eletricista, informática, cabeleireiro, além de atividades como judô e balé. Vários já saem de lá empregados.
Sinceramente, é um alívio saber que outras pessoas estão pensando nesse assunto por nós, não é verdade? Mas e você? E eu? Confesso que ao finalizar esse texto, senti que algo dentro de mim ficou mexido. Se isso também aconteceu com você, nosso objetivo foi atingido. Apenas queremos que você pense no assunto!

Luciana Martino

A Visão da Proativa RH

olhar
Standard

A MISSÃO é o compromisso da empresa com o presente, a VISÃO é seu propósito maior com o futuro.

A VISÃO da Proativa é “Ser uma consultoria de recursos humanos, duradoura, sustentável, a frente de seu tempo e referencial em sua especialidade”.

Serviços sustentáveis são comprometidos com a ética e a diversidade.
Serviços à frente de seu tempo antecipam-se às necessidades de seus clientes.
Serviço respeitado como referencial em sua especialidade vai muito além da qualidade, exerce de forma legítima sua função agente de mudanças.
Empresa duradoura nasce do sonho e do desejo de seus idealizadores de realizar algo notável, algo que transforme serviços em bens relevantes para a sociedade.

25 de Agosto de 2014 completamos 20 anos unindo pessoas!

P. Gratz

04/07/2014