O Carnaval Passou: Feliz Ano Novo!

Jennol
Standard

Após um começo de ano aos passos tranquilos, literalmente caloroso e cheio de festividades, chega ao limite o mais conhecido prazo estipulado por cada brasileiro, pelo menos uma vez na vida, para começar algum projeto: “só depois do carnaval”. E assim, as engrenagens do país retomam a sua velocidade comum.
As férias escolares terminam. Um novo semestre se inicia para os universitários. Salas de escolas de idiomas se abarrotam de novos alunos, assim como as academias, escolas de música, cursos de extensão e pré-vestibulares… Mais do que lotadas de novatos: repletas de novos propósitos.
Porém, mais importante do que ter iniciativa é ter “terminativa”. Ou seja, ter a atitude de terminar um projeto e não só de inicia-lo. É comum deparar-se com o cansaço e obstáculos durante a realização da atividade. Os anseios lá do começo, desencadeados pelo cenário novo, após algum tempo se tornam rotina. Talvez a realidade mostre os espinhos de onde você só enxergava as rosas. E para que isso não seja motivo de se abalar é preciso dar sentido, definir metas que sirvam de suporte ao seu objetivo. Criar motivação e condições de concluir o projeto.
Para tanto é necessário planejar-se de todas as formas para atingir o sucesso do plano:

  • Programe seu tempo. Analise sua rotina e veja os impactos que um novo projeto trará para o seu dia-a-dia;
  • Pesquise. Converse com pessoas que tomaram iniciativas parecidas com a sua, tenha certeza de que é isto que você realmente quer;
  • Organize-se financeiramente. Verifique os custos da sua nova empreitada.
  • E, por último: não tenha medo! Se algo dentro de você aponta para um novo caminho, siga-o sem hesitar!

Reinaldo Araujo