Desemprego: uma sombra pairando sobre o Dia dos Pais

desemprego-blog
Standard

Dia dos pais chegando e dessa vez queremos falar de um assunto que bate à porta de muitos deles: o desemprego. Infelizmente com a crise política e econômica, é grande o número de pais que estão fora do mercado de trabalho. Por mais que o mundo caminhe para a igualdade dos gêneros e que muitas mulheres tenham hoje o papel de provedor da família, o desemprego ainda é um peso muito grande para alguns homens, principalmente para os mais antigos, que vêm como sua responsabilidade o sustento dos seus filhos.

Muitos pais encontram-se aflitos, sem esperança e preocupados em passar para a sua família uma serenidade que custa a eles aparentar. Sem dúvida o desemprego pesa para todos, mas pelo dia que se aproxima, essa situação se acentua perante os olhos daqueles pais que se sentem ainda mais desconfortáveis diante dessa situação. É claro que o maior presente que gostariam de receber seria a notícia de uma oportunidade de emprego que deu certo, mas infelizmente não cabe aos seus filhos lhe dar esse presente.

Portanto, por mais que o dinheiro esteja faltando nesse momento, dê ao seu pai a atenção e o carinho que ele está precisando. Passe o Dia dos Pais ao seu lado, faça com que ele esqueça nesse dia a realidade do desemprego, faça pequenas surpresas, passeie, distraia-o, afinal ele é apenas seu super-herói de férias, acredite que ele logo estará na ativa e pronto para defender sua família com a mesma garra e determinação.

Feliz Dia dos Pais!

 

Luciana Martino

Dia Nacional da Saúde (05-08)

dia-da-saude-blog
Standard

A trajetória de Oswaldo Cruz e o Dia Nacional da Saúde

No dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde.
A data rememora o dia do nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz que foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, no Rio de Janeiro, hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Formou-se em 24 de dezembro de 1892, defendendo a tese “Veiculação Microbiana pelas Águas”.
Em 1896, foi para Paris especializar-se em bacteriologia no Instituto Pasteur, que na época reunia grandes nomes da ciência.
Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal (atual Fiocruz), como base de apoio técnico-científico, deflagrou memoráveis campanhas de saneamento. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica foi reduzida com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.
Em 1909, Oswaldo Cruz deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto (Fiocruz), onde lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país.
Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia.
Em 1913 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 1915, por motivos de saúde, abandonou a direção do Instituto Soroterápico e mudou-se para Petrópolis.
Faleceu de insuficiência renal em 11 de fevereiro de 1917, em Petrópolis, com apenas 44 anos.

Aproveitando a celebração do dia da saúde e a chegada de mais um final de semana separamos algumas dicas para manter a sua saúde e da sua família em dia.

Diga Não ao Cigarro;
Beba com Moderação;
Alimentação Saudável:
Exercite-se regularmente;
Durma Bem – O Sono é Fundamental;
Proteja a sua pele – Use filtro solar todos os dias;
Faça Exames e controles preventivos periodicamente;
Pratique sexo seguro;
Controle o seu estresse;
Cuide dos seus Sentimentos.

Saúde: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

Flávia Avancini