NOSSA BANDEIRA

nossa-bandeira-blog
Standard

Nossa bandeira é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países.

A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”.

Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal.

A atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, dia e mês em que prestamos homenagem ao símbolo de nossa nação.

  • O “branco” significa o desejo pela paz.
  • O “azul” simboliza o céu e os rios brasileiros.
  • O “amarelo” simboliza as riquezas do país.
  • O “verde” simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

A frase “Ordem e Progresso” foi baseada nos estudos do filosofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.

Mesmo sendo considerada uma data de extrema importância para o país, não é um feriado nacional e poucos brasileiros lembram o que é comemorado neste dia.

No Brasil existem algumas regras e leis referentes à utilização da bandeira nacional:

  • Em todos os órgãos públicos, a bandeira deverá ser hasteada todos dias de manhã e recolhida ao final da tarde.
  • A bandeira brasileira não deve ser desrespeitada.
  • Apresentá-la em mau estado de conservação.
  • Mudar a forma, as cores, as proporções ou acrescentar-lhe outras inscrições.
  • Usá-la como roupagem, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
  • Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.

Os símbolos nacionais são verdadeiras imagens que representam a nossa pátria e devem ser respeitados, pois, da mesma maneira que devemos amar a nossa pátria, devemos também valorizar e honrar estes que são a sua imagem.
São esses os caminhos do patriotismo, do amor pela pátria aos seus símbolos como a (bandeira, hino, brasão) e principalmente por todos os que aqui vivem para buscar uma sociedade mais justa.

Precisamos valorizar a cada dia, a nossa cultura, a nossa história, respeitar e prestigiar as datas comemorativas (dia da independência, proclamação da república etc.), bem como respeitar os valores éticos e morais, respeitando as pessoas que conosco convivem, a nossa família, a nossa escola, os nossos amigos.

O orgulho pelo nosso país é um sentimento de valorização de nós mesmos. Quem ama sua pátria ama a si mesmo e contribuí para o bem estar das pessoas.
Orgulho de ser brasileiro! Sim, orgulho, porque tudo o que foi e está sendo revelado, descoberto aqui não deve ser visto com vergonha, mas com orgulho de entender que é um grande caminho de evolução para um país jovem que deve enfrentar seus problemas de frente, não importa as consequências a curto prazo.

A corrupção é um dos principais fatores que destroem qualquer sociedade que queira crescer e que queira se tornar um lugar melhor para viver e prosperar.

 “Você pode enganar todas as pessoas às vezes, e algumas pessoas o tempo todo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Abraham Lincoln.

Essa é a nossa melhor oportunidade para mostrar ao mundo que cometemos muitos erros mas temos a coragem e a integridade de corrigir, mudar a rota, reaprender tudo isso e ainda temos tempo de sermos grandes.

 

Paula Gratz & Flávia Avancini

Como anda a sua Criatividade?

Background image
Standard

O Dia Mundial da Criatividade é celebrado em 17 de novembro.

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como “a qualidade ou característica de quem […] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”.

A criatividade pode receber várias definições a partir do ponto do vista com que é questionada. Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Esse, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades, se desenvolve graças aos estímulos e elogios que a criança recebe de outras pessoas.

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.

A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância. Para isso deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar ideias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sendo curioso em todos os aspectos.

Criatividade também está no errar, afinal o que é o erro senão uma tentativa de acerto. Enfim é a capacidade de pensar diferente e realizar uma ação a partir desse pensamento.

A criatividade não tem hora nem momento exato para acontecer, ela chega sem pedir licença, vem na imaginação da pessoa que à coloca em prática e realiza belas ações.

Dicas para aumentar sua criatividade no trabalho:

  • Cerque-se de pessoas criativas;
  • Exponha-se;
  • Nunca deixe de aprender;
  • Mude sua rotina no trabalho e fora dele;
  • Conheça novas pessoas de diferentes estilos de vida;
  • Force-se a ver o novo em coisas antigas;
  • Carregue um bloco de anotações;
  • Pare de dizer a si mesmo que você não é criativo;
  • Crie e desenvolva sua ideia com base no feedback;
  • Deixe seu subconsciente criar.

Não esqueça: Aumentar a criatividade é exercitar o pensamento!

 

Flávia Avancini

Dia Mundial da Gentileza

dia-mundial-da-gentileza-blog
Standard

No dia 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Você sabia disso? A ideia desse dia surgiu numa conferência em Tóquio realizada em 1996, que reuniu grupos que propagavam a ideia da gentileza. O movimento foi criado oficialmente em 2000 com a intenção de inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.

Mas afinal, o que é ser gentil? Gentil é a pessoa que tende a encantar com seus gestos e comportamentos, que desperta empatia pela bondade dos seus sentimentos. A gentileza é o primeiro passo para mudar o mundo ao seu redor e dentro de você. Comece por você mesmo, não se cobre tanto, se perdoe e se respeite.

Você pode e deve ser gentil em casa, com seus amigos, no trânsito, enfim, em qualquer lugar e ocasião. Hoje vamos focar a gentileza no ambiente de trabalho. Com algumas atitudes simples, seu dia e dos seus colegas ficará mais leve e a convivência mais harmoniosa. Um ato de gentileza contagia: fica mais feliz quem recebe, e quem pratica também!

Vamos rever nossas atitudes e incorporar ainda mais a prática da civilidade, da cortesia, da educação no nosso trabalho? Seguem algumas dicas:

  • Comprimente seus colegas sempre ao chegar, desejar bom dia com um sorriso faz toda a diferença para quem recebe. É um gesto simples que pode transformar seu dia e do outro;
  • Ajude as pessoas com boa vontade, pode ser desde a oferta de uma água, um cafezinho até transmitindo informações e conhecimento técnico;
  • Agradeça sempre, as regras de uma boa educação são muito bem-vindas no ambiente de trabalho;
  • Elogie sempre que possível e se realmente for um sentimento verdadeiro. Uma palavra de incentivo faz toda a diferença;
  • Ouça o que seu colega tem a dizer, escute com atenção, entenda que as pessoas são diferentes e tem opiniões distintas. Viva a diferença e a diversidade!
  • Seja um exemplo de gentileza, as coisas só mudam quando alguém toma a iniciativa e se dispõe a ser atencioso e gentil independente da situação.

O Dia Mundial da Gentileza foi criado visando espalhar essa alegria e generosidade pelo mundo. Preocupar-se com o bem-estar dos outros é sinal de boa educação e respeito. Semeie gentileza, a colheita estará garantida!

 

Luciana Martino