Dia da Democracia

Standard

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia da Democracia. Não existe época mais adequada para falarmos sobre esse assunto! Às vésperas das eleições essa é a palavra mais citada nas redes sociais e nas conversas entre amigos e familiares. Mas o que é Democracia?

Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. Pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.

Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como liberdade de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

A democracia no Brasil sofreu ao longo dos tempos vários ataques e foi instituída ou fortalecida em diversas ocasiões. Existiram duas forças de democratização, uma em 45 e outra em 85.

A ditadura militar foi uma das maiores afrontas à democracia, e a consciência democrática foi um forte elemento de oposição à ditadura.

Que o Dia da Democracia nos impulsione a fazer escolhas conscientes e que seu sentido literal não seja perdido nas urnas. É através do voto que exercemos nosso direito e dever de escolher nossos representantes, a isso damos o nome de Democracia!

 

 

Luciana Martino

DIA DAS CRIANÇAS

Standard

A equipe Proativa RH realizou um café da manhã com o tema Dia das Crianças na unidade Santo Amaro, bem colorido e divertido, transformando a sala de treinamento numa linda brincadeira de suas crianças interiores! 😀