Dia do Farmacêutico

Standard

No dia 20 de janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Farmacêutico.

Esta data homenageia o profissional que é formado no curso superior de Farmácia, que é responsável pela promoção da saúde e bem-estar das pessoas e pela promoção do uso racional de medicamentos. Estes importantes profissionais da saúde podem trabalhar em locais como farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas, empresas e mais. Eles são especialistas no desenvolvimento e na manipulação de medicamentos, atuando principalmente com assistência farmacêutica, mas podem atuar ainda em mais de 70 áreas diferentes no Brasil como: administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica), hematologia clínica, microbiologia, toxicologias (clínica, ambiental, veterinária, forense), vigilância sanitárias, entre outras.

Este profissional do ramo da saúde é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais.

A profissão de farmacêutico tem origem nos antigos boticários e apotecários, que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos para tratamentos de diversas doenças ou mesmo na criação de perfumes, e muitas vezes substituíam os médicos, que eram poucos, sendo em muitos casos, a única chance de vida daqueles que não tinham acesso aos hospitais.

A principal diferença entre a profissão atual e os métodos antigos, é que antes a matéria-prima principal era a própria natureza e conhecimento baseado na observação, enquanto hoje o trabalho dos farmacêuticos acontece com material sintético, que é manipulado a partir do conhecimento agregado através dos anos, em conjunto com as tecnologias existentes, bem como o trabalho em conjunto com os médicos, que geram um tratamento mais eficaz e, baseado no diagnóstico, conseguem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A ideia para criar uma data que celebrasse os profissionais de Farmácia começou com o farmacêutico Otto Serpa Grandado, que em 7 de janeiro de 1941, durante uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos, questionou os colegas o motivo pelo qual não existia um dia especial para comemorar a profissão, já que todas as outras profissões tinham uma data comemorativa. Porém, foi apenas em 23 de janeiro de 2007, através da Resolução nº 460 que o Conselho Federal de Farmácia reconheceu o Dia do Farmacêutico. A escolha da data decorre do fato de que no dia 20 de janeiro é comemorado o aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, que surgiu em 1916.

O ensino farmacêutico no Brasil teve início no ano de 1832, com o surgimento da Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro.

Todos sabemos da importância desse profissional no nosso dia a dia e a ele agradecemos o cuidado com a nossa saúde. Parabéns a todos os Farmacêuticos do Brasil!

 

Luciana Martino