Entrevista Virtual: Um Novo Olhar!

Standard

Já há algum tempo o mundo virtual chegou ao Recrutamento e Seleção. As entrevistas à distância estão cada mais frequentes e me arrisco a dizer que hoje são a maioria. Aquela impressão de que a entrevista presencial é muito melhor, que o olho no olho faz a diferença, já não tem a força de antigamente. Lutar contra essa tecnologia e as vantagens que ela nos traz já não faz mais sentido. Os recursos estão cada vez melhores e nos permitem entrevistar em tempo real com clareza de vídeo e áudio.

Os processos de seleção à distância:

  • Permitem que a empresa encontre candidatos em diversos locais fora de sua cidade;
  • Dão agilidade ao processo;
  • Reduzem custo;
  • Facilitam a mobilidade de quem mora principalmente em grandes cidades, como São Paulo;
  • Diminuem o índice de candidatos faltantes.

É um processo que exige apenas dois computadores com boa conexão e a interação entre duas pessoas, de um lado a presença do profissional de R&S com expertise e conhecimento e na outra ponta o candidato sendo avaliado em todo o seu conhecimento, habilidades e potencial.

Não temos mais dúvida de que a entrevista virtual veio para ficar, mas como pensam e se sentem as pessoas envolvidas nesse processo? Como uma consultoria de Recrutamento e Seleção preocupada com pessoas, fizemos esse questionamento para nossas consultoras e candidatos.

O que pensam as consultoras: “Sinto-me segura na avaliação do candidato”, “agilizou e facilitou muito o processo”, “sinto falta da leitura corporal”, “às vezes a conexão é ruim porque depende das duas pontas”, “alguns candidatos ainda ficam desconfiados”, “a maioria dos candidatos acha sensacional”, “consigo ver o comprometimento do candidato que se prepara e se preocupa com o ambiente da entrevista”.

O que dizem os candidatos: “ Gosto porque é ágil e evita meu deslocamento”, “é prático, gostei da experiência”, “ a consultora soube me deixar à vontade”, “fui orientado em relação ao ambiente para entrevista”, “ainda acho que ser entrevistado pessoalmente faz diferença”, “sinto-me seguro com esse tipo de entrevista”.

Sem dúvida, a entrevista virtual é um caminho sem volta e muitos avanços ainda virão!

Luciana Martino