Você consegue imaginar que as árvores têm capacidade de se comunicar?

Standard

O engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben depois de décadas de estudo, defende a tese que as arvores se comunicam. O cientista afirma que as raízes das árvores transmitem impulsos elétrico-químicos semelhantes aos que ocorrem no nosso cérebro, formando embaixo da terra uma rede de comunicação surpreendente entre elas.

Através de códigos bioquímicos, árvores reconhecem a necessidade de alimento das demais (seiva entre outros elementos extraídos da terra e do ar).

Wohlleben afirma: “ O que nós chamamos de árvore é apenas o que é visível na superfície, no entanto, a maior parte da sua vida se encontra subterrânea”.

(Engenheiro florestal e pesquisador alemão Peter Wohlleben – é autor do livro “A Vida Secreta das Árvores”)

As árvores nos fornecem o oxigênio no processo de fotossíntese; aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração; evitam erosões;  reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para nós humanos e para diversas espécies de animais.

Em virtude da expansão rural e urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população humana e animal, entre outros danos ambientais, o   assoreamento de rios, a redução do regime de chuvas; a desertificação e a perda brutal da biodiversidade.

Se não conservarmos a floresta amazônica em especial e, outras mais espalhadas pelos estados brasileiros, deixaremos de contribuir enormemente na luta mundial contra a crise climática.

Historicamente, as queimadas estão ligadas ao desmatamento para a expansão agropecuária. Queimar a floresta tem sido uma das técnicas mais usadas para converter o solo para a agricultura e pecuária. As queimadas são iniciadas como método legal e controlado, mas muitas fogem do controle do homem e se tornam incêndios criminosos.
O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e muitas plantas que habitam as nossas florestas.
As árvores são seres vivos, sentem os impactos naturais como a ventania e os impactos não naturais como os incêndios. As arvores relacionam-se entre si através do seu maravilhoso e secreto universo; e com a humanidade generosamente na preservação das nossas vidas.

21 de setembro comemoramos o dia da árvore, com o objetivo de conscientizar, especialmente as crianças e os adolescentes da importância da preservação das árvores e da proteção do meio ambiente.

 

 

P Gratz

Setembro 2019