Você valoriza as suas férias?

Standard

Responsabilidades, rotina, ansiedade para o sucesso de um projeto, alguns contratempos, pressão ali e aqui são características comum ao exercício do trabalho. Estas e inúmeras outras. Mesmo no cargo dos sonhos o colaborador passa por alguns desgastes emocionais e físicos. É por isso que se instituíram as tão sonhadas férias, concedidas a cada um ano de trabalho, com o objetivo de relaxar física e emocionalmente o empregado para mais um ano renovado e produtivo.
No Brasil, a Legislação Trabalhista estabelece um período de 30 dias após doze meses de trabalho. E até imaginamos, ao gozar deste período, que um mês de descanso é pouco perto de um ano de trabalho duro. Mas, estamos muito bem! A legislação dos EUA não concede nenhum dia de férias remuneradas, elas são definidas junto ao empregador, usualmente dez dias de descanso, não remunerados em muitos casos.
Os indivíduos têm necessidades diferentes de tirar férias, isso tem a ver com histórico, momento de vida, momento familiar e até personalidade. Existem até as pessoas que resistem às férias, adiando-as o máximo possível. Se você é um deles, vale a pena refletir o que te incomoda tanto em ausentar-se da empresa, talvez o medo de ser substituído, de não sentirem sua falta ou de achar que as coisas não sairão tão bem na sua ausência. Pense nisso, caso contrário suas férias não serão usufruídas e não trarão a renovação necessária.
Para um bom proveito, é essencial planejar-se com antecedência. Um mês pelo menos, para acertar os preparativos. Veja algumas dicas para aproveitar melhor as suas férias:

  • Esqueça o relógio! Não se prenda a horários, dê um descanso para o seu senso de prontidão;
  • Priorize atividades relaxantes e prazerosas; pense no que te faz bem e abuse dessa atividade;
  • Se possível, faça uma viagem. Nada como mudar de ambiente, de ares e conhecer novas realidades;
  • Encare com otimismo e de forma divertida as suas férias, caso contrário até a viagem planejada pode ser motivo de stress;
  • Explore a cidade onde você mora, tente olhar para ela como turista, certamente você terá muito o que conhecer;
  • Não leve trabalho para ser feito durante as férias, tente desligar-se das suas tarefas e atividades profissionais, elas estarão lá quando você retornar;
  • Priorize a convivência com familiares e amigos, eles te farão muito bem;
  • Aproveite para organizar armários, gavetas e documentos. Isso te ajudará a se estruturar internamente para a volta;
  • Nas tardes chuvosas, coloque em dia os filmes que você sempre quis assistir.

Enfim, aproveite cada minuto das suas férias, elas são fundamentais para a sua saúde física e mental. Pense que só daqui a um ano você estará usufruindo novamente! Bem, talvez seja por isso que tenham tanto valor.

Luciana Martino e Reinaldo Araujo