A crise influencia no clima organizacional?

rednuht
Standard

Acredito que a palavra “crise” esteja hoje presente em todas as conversas formais e informais de todos os brasileiros. Parece que estamos todos vivendo com a tensão e a ameaça que essa palavra traz para todos nós.
Na nossa vida pessoal, algumas medidas estão sendo tomadas para enfrentarmos esse momento, o planejamento familiar está sendo revisto em todos os detalhes: onde podemos diminuir as despesas? Precisamos mesmo investir nessa compra? Podemos adiar esse curso?
Tudo isso acontece devido à insegurança do momento. Não sabemos para onde vamos, com quem vamos e quando vamos. Os jornais, telejornais e site estampam a cada dia notícias que nos deixam cada vez mais pessimistas em relação ao futuro.
Se a crise nos influencia pessoalmente, imagine como estão os empresários e donos de empresa? Percebemos uma estagnação no mercado de trabalho, freios puxados no que se refere a novas contratações e investimentos. O clima é de total insegurança para patrões e funcionários. Medo é a palavra de ordem, medo de ser dispensado, medo de investir e perder dinheiro, medo do futuro, medo do que está por vir.
Sim, a crise influencia o clima organizacional! Mas felizmente, a empresa é formada por pessoas. Brasileiros que sabem como ninguém “driblar” as crises, indivíduos acostumados a lidar com situações adversas com bom humor e criatividade, pessoas que vêm na crise a oportunidade para pensarem em novas alternativas e mudar o rumo de suas vidas. São os otimistas que possuem a energia necessária para se sair bem de todas as situações.
Portanto, seja um deles! Influencie positivamente seu ambiente de trabalho, você pode sim fazer a diferença e ser referência nesse momento de crise. Pode ter certeza que momentos difíceis ficam mais leves para quem sabe enfrenta-los com ações concretas e planejadas. Enfrente a crise de frente, isso faz toda a diferença!

Luciana Martino