Pessoas tóxicas, evite-as!

Standard

Buscamos sempre estar perto de quem nos faz bem e nos dá apoio. Sentimos prazer em desfrutar de ambientes positivos, divertidos e que nos preencham com boas energias, porém cada indivíduo tem as suas particularidades, e existem alguns relacionamentos que nem sempre são saudáveis, que podem drenar as nossas energias.
Este “escoamento” de energias ocorre nos relacionamentos com pessoas que, dificultam o cumprimento de algumas tarefas, deixam dúvidas sobre nós mesmos, exigem mais daquilo que podemos ser, colocam barreiras em nossos sonhos, nos fazem sentir inferiores e podem até nos dar aquela sensação de que estamos desperdiçando tempo.

Capa da Super Interessante - Setembro 2015

Capa da Super Interessante – Setembro 2012

Naturalmente, podemos e vamos nos deparar com estas situações que não são saudáveis pelo convívio com pessoas tóxicas.
Uma pessoa tóxica é aquela que tende a ser altamente negativa.
As pessoas tóxicas falam de como a vida está difícil, de como você não pode fazer isso ou aquilo. As reclamações são constantes seja da economia, governo, trabalho, amigos e todos problemas que enfrentam.

O psicólogo Jack Canfield classifica as pessoas tóxicas como “Energy Vampires“, ou seja, os vampiros de energia. Isso porque tais pessoas sugam toda energia positiva.
Como qualquer tipo de toxina, é preciso limitar sua exposição a essas pessoas ou até mesmo cortar laços para se proteger.
Ansiedade, redução do nível de autoestima, sentimento de ineficácia, irritabilidade, agressividade e falta de concentração são alguns dos efeitos, a curto prazo, de relações tóxicas que desenvolvemos no local de trabalho. O cenário pode agravar-se, à medida que os meses passam, com a perda de confiança na capacidade de trabalho e/ou o desenvolvimento de depressão e doenças relacionadas com o stress profissional como distúrbios do sono ou enxaquecas.
Destacam-se alguns perfis mais recorrentes das pessoas tóxicas:

  1.  Pessoas arrogantes
  2.  Pessoas vítimas
  3.  Pessoas controladoras
  4.  Pessoas invejosas
  5.  Pessoas mentirosas
  6.  Pessoas negativas
  7.  Pessoas gananciosas
  8.  Pessoas que julgam continuamente
  9.  Pessoas fofoqueiras

É importante identificar os relacionamentos que desgastam, analisar os motivos pelos quais estes relacionamentos são difíceis ou complicados de lidar – quais valores ou crenças são conflitantes? O problema está na outra pessoa ou nas reações que você tem com ela?
No ambiente de trabalho estes relacionamentos tóxicos podem desestabilizar qualquer funcionário, minar o clima organizacional, interferir na performance e produtividade colocando em xeque o bem-estar físico e mental das pessoas.
Preservar-se, buscar o equilíbrio e colocar em prática algumas atitudes para neutralizar a toxidade no ambiente de trabalho são fundamentais:

Impor limites:
Evitar que o comentários negativos dos outros afetem o desempenho e o senso de realização. Aprender a reagir menos às opiniões dos outros.

Praticar o autoconhecimento:
Saber claramente os objetivos e buscar caminho para chegar lá, proporciona segurança e iniciativa para concretizar suas ações e intenções.

Concentrar-se em coisas realmente importantes:
Criar uma barreira!!! Escolher as batalhas com sabedoria e conservar as melhores energias para coisas que realmente importam e tem valor.

Deixar a energia positiva aflorar:
Deixar a pessoa tóxica de lado e colocar toda energia na busca pelos objetivos e anseios de forma otimista e determinada.

Deixe a energia do bem lhe encontrar…te envolver…te elevar.

Flávia Avancini


Você vai gostar de ler também: