QUALIDADE DE VIDA E GINÁSTICA LABORAL – PEQUENOS HÁBITOS QUE FAZEM DIFERENÇA

Standard

Todos sabemos que o stress, a má postura e o trabalho com movimentos repetitivos podem acarretar problemas de coluna, tendinites, entre outros de considerável gravidade, mas pouco fazemos para reduzir os efeitos desses vícios.

Na ânsia de sermos bons profissionais, muitas vezes nos esquecemos de cuidar de nossa saúde física e mental.

Apesar de haver registros de sua utilização na Europa, entre as décadas de 20 a 40 do século passado, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que a Ginástica Laboral se firmou como ferramenta para aumentar o bem estar, melhorar a produtividade e evitar acidentes de trabalho.

Com o objetivo de manter os funcionários saudáveis em seus postos de trabalho, a atividade física laboral busca, por meio de exercícios físicos direcionados à determinadas atividades profissionais, realizados durante o expediente, sob a orientação de um profissional da saúde física, alcançar os resultados desejados.

Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade.

Composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações a serem executados em um período de 10 a 15 minutos, é uma prática coletiva que promove a descontração e interação entre colegas de trabalho, além de agir psicologicamente, ajudando-os a aumentar o poder de concentração e a autoestima.

Dicas de exercícios de fácil execução:

exemplos Fontes: http://www.copacabanarunners.net/ginastica-laboral.html http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=849 http://exerciciosparafazeremcasa.com/ginastica-laboral-o-que-e/

Ricardo Lopes