Volta ás Aulas

nicolasbuffler
Standard

Mais um ano letivo começou e com ele a necessidade de reorganizar toda rotina depois das férias.

As crianças e pais precisam voltar para o ritmo das atividades do dia a dia, readaptando o seu relógio biológico.

Acordar e dormir cedo, realizar as refeições no horário correto e reservar um tempo para as tarefas de casa não precisa ser algo difícil e doloroso.
É bom lembrar que a fim de retomar à rotina esta readaptação deve iniciar com a organização dos horários dos pais.
Quem ajuda nas tarefas nos dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal incluindo os lanches do recreio ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças.
É motivador e estimulante preparar junto com as crianças o material escolar, os uniformes e, principalmente, retomar a rotina dos horários tanto de despertar, quanto de dormir para minimizar as mudanças.
Segundo os pediatras não recomenda-se deixar para se organizar na véspera do retorno, principalmente quando falamos de horário de dormir e acordar.
Esta adaptação deve iniciar aproximadamente 10 dias antes do início das aulas. Certamente estarão neutralizando as birras e manhas quando as aulas começarem. Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar aquele mal humor da criança e até a recusa em ir à escola.
É importante destacar que caso os pequenos estejam na idade de trocar de escola, é imprescindível não fazer comparações entre a antiga e nova instituição.
Trocar experiências é uma outra alternativa que pode ajudar a criança a se sentir confiante e muito animada para uma nova fase. Por isso, falar de como foi a sua infância e comparar com a do seu filho pode ser muito interessante para que ele se sinta apoiado e tranquilo por assimilar que muitos aprendizados, novos amigos, experiências e vivências inéditas estão por vir com a volta às aulas.

Flávia Avancini


Você vai gostar de ler também: