Por um Dia do Trabalhador que Comemore Verdadeiras Conquistas!

Standard

O Dia do Trabalho, no Brasil, é uma data que celebra o trabalhador. Realizam-se festas, shows e desfiles comemorando a data. Mas, nem sempre foi uma data de comemoração. Antes das conquistas, a data era marcada por protestos e passeatas reivindicando direitos. A inspiração da data vem de Chicago (EUA), em 1886 nos primeiros dias de maio, quando uma série de manifestações de trabalhadores que exigiam a redução da jornada de 16 horas diárias de trabalho acabou em confronto com a polícia e mortes.
Este ano, com a Consolidação das Leis Trabalhistas de 1943 completando seus 73 anos de criação no dia 1º de maio, juntamente com a obtenção de muitos outros direitos no decorrer deste tempo, esta data é muito mais comemorativa do que de reivindicação. Mas, este viés de manifesto, principalmente durante este momento político e econômico não deve ser perdido. O desemprego está em alta e as dificuldades para conseguir um novo emprego está mais alta ainda.
Além da baixa empregabilidade no país, vem à tona os entraves na legislação que poderão penalizar tanto o trabalhador, causando a perda de direitos; quanto o empregador, dificultando burocrática e financeiramente que este possa disponibilizar de mais vagas em sua empresa. Tudo isso pode estar em jogo dependendo das decisões a serem tomadas pelos nossos governantes para estabilizar o nosso país.
Portanto, é importante ressaltar que a influência nos direitos dos trabalhadores e na empregabilidade no país não é feita apenas pela CLT, mas também pela economia como um todo. Dessa forma, neste 1º de Maio, vamos comemorar as conquistas mas, também, conscientizar-se de que ainda há muita luta pela frente, contra manobras que possam prejudicar a classe trabalhista e também contra a corrupção e a má administração por parte dos nossos governantes. Com a retração da economia e a escassez de empregos no país, a próxima conquista a ser comemorada deve ser a riqueza de empregos. Para que o país tenha um verdadeiro motivo para se comemorar essa data.

Reinaldo Araújo


Você vai gostar de ler também: