Novos Pais… Novos Desafios!

Standard

Os homens, por questão histórica e cultural, mantiveram por séculos o papel exclusivo de provedor da família e de pouco envolvimento e afetividade, onde tais responsabilidades além dos cuidados pessoais se restringiam as mães.
Com as mudanças socioculturais, a mulher saiu do âmbito das obrigações da casa, e assim como o homem passou a contribuir cada vez mais com todas as responsabilidades da família.
Vemos um número cada vez maior de pais querendo e assumindo mais que prover materialmente a família, como a sociedade há tempos definiu.
Este novo pai está cada vez mais inserido em toda a “logística” da família.
O pai que realmente participa da família, sabe construir e manter um convívio saudável, independente de criar um filho sozinho ou não, independente da composição das novas famílias.
Neste novo papel competências são inatas, outras terão que ser aprendidas, mas é bom ressaltar que pais e filhos aprendem e crescem juntos a cada experiência nas oportunidades distintas que compartilham.
Educar com carinho, cumplicidade, responsabilidade, respeito, presença e principalmente impor limites são pontos essenciais para manter o desenvolvimento harmonioso com os filhos.
Quando o pai ou a mãe se permitem viver equilibradamente as demais coisas da vida, além da realização pessoal, ensina e orienta ao filho a dimensão real de cada coisa na vida.
A criança que aprende desde cedo reconhece que tudo tem importância e que ele também tem o seu lugar e a sua devida importância na vida do pais.
Além de amor, disposição, responsabilidade e discernimento, sensibilidade para saber ouvir e conversar incessantemente sobre todas as coisas com o filho em todas as fases, é preciso incentivar, orientar e participar ativamente para a segurança concebendo o espaço ao filho para também viver suas próprias experiências.
Pensar sempre na medida certa para cada coisa, evitando os excessos.
Busque ajuda profissional em momentos de muita dificuldade consigo mesmo, com o filho ou com alguma tarefa.
Permita-se receber o apoio de pessoas preparadas e responsáveis,
A paternidade entrega nas suas mãos a responsabilidade de educar o seu filho, sem delegações nesta missão de prepará-lo integralmente para a vida.
No próximo domingo celebre com seus filhos os desafios e conquistas desta jornada que tem no AMOR a conexão primordial.
Feliz dia dos Pais a todos em especial ao PAIS da Proativa RH!!!

Flávia Avancini


Você vai gostar de ler também: