Qualidade no trabalho é qualidade de vida!

Standard

Não é fácil passar oito horas por dia, cinco ou até seis dias por semana dentro do trabalho. Com o advento da tecnologia, trabalhamos mesmo depois de sair das organizações, executando tarefas, lendo mensagens e enviando e-mails pelo smartphone ou pelo notebook. Atualmente em meio à crise de desemprego que vivemos, é comum encontrarmos pessoas que abrem mão de sua qualidade de vida para dedicar-se ao trabalho, com medo de perde-lo, enfrentam muitas vezes, longas jornadas de trabalho, às vezes sentindo, sono, estresse e cansaço, deixando em segundo plano a própria vida pessoal, família, amigos enfim deixando de se preocupar com a qualidade de vida.
Para manter-se em uma posição confortável no mercado as empresas dependem do comprometimento de seus colaboradores, por esse motivo torna-se essencial proporcionar uma melhora na qualidade de vida dentro do ambiente organizacional.
As organizações empenham-se cada vez mais em oferecer um tratamento melhor para seus colaboradores, devido a vários fatores incluindo a concorrência, pois para alcançar resultados satisfatórios dependem deles. Mesmo trabalhando em equipe, o colaborador tem objetivos individuais, necessitando que se proporcione condições uma vida profissional saudável.
Para que haja um consistente programa de qualidade de vida no trabalho, é necessário que prevaleça a conscientização, de nada adianta a empresa oferecer todas as ferramentas para que isso aconteça se os colaboradores não tiverem conhecimento do quão importante isso é para sua saúde e resultados na empresa.
Sem dúvida o trabalho é algo fundamental na vida das pessoas, além dessa função significativa de subsistência o trabalho é algo que dignifica o indivíduo, muitas pessoas sentem orgulho da atividade que exercem, buscam qualificação, aperfeiçoamento e almejam um crescimento na vida profissional, trabalhar em uma organização que propicie algumas dessas melhorias sem dúvida é algo muito almejado.
Mesmo com tanto avanço tecnológico, muitas empresas ainda estão cercadas de regras antigas, utilizando de sistemas primitivos, impossibilitando muitas vezes uma maior participação dos colaboradores, isso impacta diretamente na qualidade de vida e mais ainda nos baixos desempenhos dos colaboradores, causando insatisfação e desmotivação.
Oferecer uma melhora na qualidade de vida dos profissionais faz com que os mesmos tenham mais saúde, reduzindo assim problemas com absenteísmo, sendo importantíssimo para redução de custos para a empresa.
A qualidade de vida está estritamente relacionada com a qualidade de vida no trabalho. O trabalho é o norteador para todas as outras atividades da vida do colaborador, dessa forma uma melhora na qualidade de vida dentro das organizações é fundamental nos dias de hoje em meio a tanta concorrência no mercado em geral, trará aos colaboradores satisfação e maior engajamento, resultando assim em maiores lucros e melhores desempenhos.

Fabiana Furniel


Você vai gostar de ler também: