Dia da Secretária

Standard

Imagine-se conduzindo uma empresa inteira ou um grande setor e ter que buscar os resultados de performance, organizar sua própria agenda, resolver situações administrativas, atender ligações, responder as mensagens… você até faria tudo isso mas pouco conseguiria gerir, de fato, tudo o que precisa ser gerenciado. Para isso, existem as profissionais as quais muitos dirigentes não viveriam sem: as secretárias!
O Dia da Secretária é comemorado no dia 30 de setembro. A origem desta data faz referência ao aniversário de Lílian Sholes, filha de Christopher Sholes, criador de um tipo de máquina de escrever. Ao testar publicamente a invenção do pai, ela tornou-se a primeira mulher a escrever numa máquina em público. Empresas fabricantes de máquinas de escrever aproveitaram o centenário do nascimento de Lílian para fazer comemorações, incluindo concursos de datilografia. O sucesso das competições fez com que eventos semelhantes se repetissem anualmente, atraindo diversas secretárias, tornando a data conhecida como o “Dia das Secretárias”.
Mas, a profissão de secretária é mais antiga do que isso. Muito antes da Revolução Industrial, época em que o secretariado começou a tomar suas formas atuais, essa função era realizada desde o império dos faraós, por escribas exclusivamente do sexo masculino. Após as duas grandes guerras mundiais, por falta de mão-de-obra masculina, a figura feminina tomou conta da área. No Brasil, cursos voltados para a área como a datilografia e o técnico em secretariado foram implantados na década de 50.
Há muita diferença do atual trabalho de secretária para o que se fazia em seu início. A tomada de decisões para filtrar aquilo que pode ser resolvido sem precisar chegar na mesa do chefe e o que realmente tem a necessidade passar por seu crivo é apenas um exemplo do cotidiano de quem, há algumas décadas, só teria como ocupação fazer exatamente o que era determinado. As tecnologias absorveram muitas das funções básicas que tomavam conta das atribuições das secretárias, dando espaço para que elas se ocupem com responsabilidades mais estratégicas.
Tal como sugere a construção da palavra, “secretária” vem daquilo que é secreto, derivando dos termos secretum e secreta, que significam respectivamente lugar retirado e segredo. Que manifesta a característica mais legítima do secretariado: a confiança, a discrição e o sigilo.
A modernização tem disponibilizado ferramentas que, com poucos cliques, exercem todo o trabalho complexo de uma secretária mas, engana-se aquele que imagina que, por este motivo, a profissão tem seus dias contados. É indispensável a presença de uma pessoa capacitada, em que se pode confiar sua agenda profissional e pessoal; criteriosa o suficiente para lidar com as mais diversas situações e profundamente idônea para não prejudicar a vida de seu líder com disparates relacionados a informações privadas. Neste dia especial, parabenizamos estas grandes profissionais e desejamos muitos outros progressos em sua área!

Reinaldo Araujo


Você vai gostar de ler também: