Concurso Público

Standard

Concurso público é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho com salários atrativos e condições privilegiadas.
O emprego conquistado pelo concurso público é a ambição de muitas pessoas, pelo fato do salário oferecido na maioria dos cargos ser bastante superior ao mercado privado e, além disso, boa parte das vagas podem ser ocupadas a partir do ensino médio completo.
A oportunidade atrai cada vez mais jovens: 60% dos concurseiros nos últimos anos tinham entre 18 e 40 anos, segundo dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac).
www.anpac.org.br

Pontos positivos:
O concurso público não discrimina gênero, idade, classe social, opção religiosa nem outras características pessoais.

Estabilidade
Essa é uma das maiores vantagens de um concurso público. O funcionário público aprovado tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos.
Segundo o Artigo 41 da Constituição Federal, após três anos de exercício, das atividades do cargo o chamado estágio probatório, o funcionário adquire a estabilidade e a demissão ocorre apenas em casos extremos de falhas.

Remuneração
A média salarial dos cargos públicos é bem superior ao funcionalismo privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior. Além disso, os horários de trabalho são estabelecidos em menor carga horária e, dificilmente há necessidade de cumprir horas extras.

Experiência
Em concursos públicos, na maioria das vezes, não é cobrada do candidato experiência prévia no cargo. Ou seja, a avaliação é baseada apenas no resultado obtido na prova de conhecimentos.
Assim, deixa de existir a eterna dificuldade enfrentada pelos jovens, quando desejam ingressar no mercado de trabalho.
Por outro lado, também pessoas com idade superior a 40 anos, que poderiam ter dificuldade de inserção no mercado de trabalho, têm espaço para conquistar um bom emprego, desde que possam se capacitar adequadamente para o concurso.

Benefícios
Outra vantagem é que além de um bom salário, os valores dos benefícios oferecidos possuem média de valores superiores à média de mercado, principalmente no vale refeição e alimentação.

Pontos Negativos:
Tempo de Preparação
Ingressar em um cargo pelo concurso público não é uma tarefa muito fácil. É preciso muita dedicação, anos de estudos, paciência e boa vontade. Por ser aberto a praticamente todas as pessoas, sem restrições, é comum que os concursos sejam muito concorridos e a dificuldade é grande.
Por isso, o tempo utilizado para a preparação adequada é grande e nem sempre é possível conciliar com uma faculdade, por exemplo. É preciso dedicação total aos estudos e essa é uma tarefa muito difícil. No último ano, mais de 12 milhões de pessoas participaram de concursos pelo Brasil.

Estagnação
Outra desvantagem é a questão da estagnação na carreira. Dependendo do cargo ingressado é difícil conseguir movimentações verticais na carreira .

Os concursos públicos são divididos em carreiras, são elas:

• Carreiras Policiais
1. Policia Federal
2. Policia Rodoviária Federal
3. Departamento Penitenciário
4. Policia Civil
5. Policia Militar
6. Corpo de Bombeiros

• Carreiras Tribunais
1. Supremo Tribunal Federal
2. Tribunal de Justiça
3. Tribunal Regional Eleitoral
4. Tribunal Regional do Trabalho
5. Tribunal de Contas dos Estados

• Carreiras Administrativas
1. INSS
2. Bancos (Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, BACEN…)
3. Correios
4. Polícia Federal – Áreas Administrativas
5. IBGE
6. Ministério Público
7. Ministério da Fazenda
8. CNEN
9. DNIT
10. ABIN
11. Ministério do Trabalho e Emprego
12. ANAC
13. Defensoria Pública da União
14. Detran
15. Prefeituras

• Carreiras Fiscais
1. Secretária da Fazenda
2. Secretária do Tesouro Nacional
3. Receita Federal do Brasil
4. Agente Fiscal de Rendas

• Carreiras Militares
1. EsSa
2. EsPCEx
3. EEAR
4. EPCAR
5. Academia Militar das Agulhas Negras

Flávia Avancini


Você vai gostar de ler também: