Sustentabilidade Empresarial – Carreira Promissora

Standard

A Responsabilidade Social e Ambiental das corporações está cada vez mais abrangente e até mesmo, determinante para o sucesso das empresas de expressão.
As formações compatíveis com sustentabilidade* vão de biologia a arquitetura, passando por engenharia, logística e design entre outras.
Estes profissionais entendem sustentabilidade como partes do negócio das empresas desenvolvem e integram políticas, normas, e procedimentos de responsabilidade social e ambiental ao cotidiano, sem perder o foco do retorno financeiro.
O biólogo estuda os diversos ecossistemas e seus seres vivos para identificar os possíveis impactos das ações do homem e a gravidade sobre a vida dessas espécies e ambientes.
O engenheiro ambiental igualmente estuda os impactos das operações sobre os ecossistemas e desenvolve projetos de solução que eliminem ou que pelo menos reduzam os resultados danosos destes impactos. Os engenheiros também podem atuar no planejamento e na administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo. As empresas buscam esses profissionais, pois estão sendo pressionadas a reduzir a geração de resíduos e o consumo descontrolado de matérias-primas.
A abrangência funcional do engenheiro químico com foco em sustentabilidade é bastante ampla. Podem atuar no desenvolvimento do sistema de tratamento de gases e líquidos; na supervisão da produção de medicamentos ou no planejamento da construção de usina de mineração, entre outras. De forma resumida, ele pode definir normas e procedimentos de preservação ambiental na cadeia produtiva das empresas. Há um grande interesse das indústrias em reaproveitar matérias-primas, para obter mais eficiência e, ao mesmo tempo, eliminar a poluição…
O engenheiro agrônomo ou florestal entre diversas outras atividades atuam na recuperação de áreas degradadas; na orientação da produção agropecuária e no planejamento da aplicação de recursos naturais de forma sustentável.
Leed ap (Leed Accredited Professional) estes profissionais Desenvolvem projetos de edificações candidatas à certificação ambiental LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Reconhecido internacionalmente, o documento valida as construções “verdes”. A escassez de mão de obra nesta área, aliada à explosão de empreendimentos com selo LEED no país nos últimos anos, torna o mercado promissor, considerando também, o incremento de políticas públicas e leis de incentivo fiscal para construções sustentáveis.
Designer de Produtos Sustentáveis desenvolve produtos ecoeficientes, isto é, com o mínimo impacto ambiental possível. As empresas estão sendo desafiadas a diminuir o seu impacto ambiental, repensando o uso de matérias-primas e a geração de resíduos. Designers de bens cuja produção, distribuição e descarte sejam sustentáveis são essenciais nesse processo.
O mapeamento e o monitoramento de riscos e oportunidades socioambientais na cadeia de fornecedores, transformaram-se numa questão relevante; a reputação de uma empresa pode ser muito comprometida por uma prática inadequada de um fornecedor.
Profissionais que atuam na área de investimento social coordenam a aplicação dos recursos de uma empresa em uma questão relevante para a comunidade em que atua. Praticar filantropia tornou-se uma questão ultrapassada para as empresas mais modernas; atualmente está em evidência a atuação de um profissional que ajude a organização a trazer resultados e impactos relevantes para a sociedade.
O atual modelo econômico global só é viável com base na exploração sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto, é natural que ganhem visibilidade os profissionais capazes de garantir a sustentabilidade corporativa.

P. Gratz

* Sustentabilidade Empresarial é um conjunto de ações que uma empresa assume, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade. 

Você vai gostar de ler também: