Terceira Idade

terceira-idade-blog
Standard

No dia 26/07 comemoramos no Brasil o Dia dos Avós! Essa data foi escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. O objetivo deste dia é homenagear e agradecer toda a consideração e carinho que os avós dão aos seus netos.

Esse dia nos remete a um assunto delicado e complexo para muitos: a terceira idade. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos. A terceira idade caracteriza-se por mudanças físicas em todo o organismo do indivíduo, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos, percepções, sentimentos, pensamentos e ações.

O envelhecimento ocorre em diferentes dimensões (biológica, social, psicológica, econômica, jurídica) e depende de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida, como as experiências vividas na família, na escola ou em outras instituições. Assim, a terceira idade ou velhice não comporta um único conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo.  A época em que uma pessoa é considerada na “terceira idade” pode variar. Mas o que queremos dizer é que é possível, e muito, aproveitar essa etapa de vida.

Aproveitar a Terceira Idade é saber o valor de cada momento que se vive. Entender que tudo tem uma hora, e cada hora tem seu brilho e valor. Envelhecer é redescobrir uma vida nova a cada dia e saber envelhecer com dignidade é uma dádiva, que exige sabedoria!

 

 

Luciana Martino