Como se Apresentar nas Entrevistas de Emprego

entrevistas-blog
Standard

Independente do cargo pleiteado, a imagem que o candidato transmite ao recrutador é de extrema importância, pois a primeira impressão é sempre a que fica.
A forma como o candidato se apresenta é importante juntamente com o seu histórico profissional e um currículo bem elaborado.
A entrevista é a oportunidade que o candidato tem para se vender à vaga, ocasião na qual deve chamar atenção pelo conteúdo apresentado.

Os pontos destacados abaixo contribuirão para que o candidato obtenha um bom desempenho na entrevista:

  • Ser pontual, checar com antecedência o endereço da empresa para ter noção do tempo gasto no trajeto, evitará atrasos caso ocorra algum imprevisto. O ideal é chegar com alguns minutos de antecedência.
  • Pesquisar sobre o segmento da empresa, conhecer sua história e cultura por meio do site da mesma, demonstra interesse, fora o fato de ser importante pesquisar sobre a organização na qual se almeja atuar.
  • Levar um currículo atualizado, revisa-lo quantas vezes for necessário, e ver se ele está aderente ao perfil da vaga. Não omitir informações ou mentir, nunca mencionar que executou uma determinada atividade se não chegou a desempenhá-la. Veja se as datas referentes ao período de permanência em cada empresa estão corretas, pois durante a entrevista o selecionador identificará rapidamente se essas informações são verdadeiras.
  • O celular deve estar desligado para a entrevista não ser interrompida.
  • Utilizar um tom de voz adequado. Falar muito baixo, denota falta de energia.
  • Por uma questão de ética, falar mal das empresas anteriores, chefia, clientes e colegas causará uma impressão negativa.
  • Não falar gírias como por exemplo, “trampo”, “busão”, “mano”, entre outras.
  • Para otimização do tempo, ser sucinto, responder somente ao que lhe for perguntado. As perguntas que levarem a respostas abertas, reflita antes de responde-las, destaque suas principais competências, habilidades técnicas e pessoais. Cite exemplos de atividades que já desempenhou que estejam relacionada às experiências solicitadas pelo empregador, ou seja, conhecimentos e habilidades necessárias para ocupar a vaga, quais resultados foram obtidos e deixar claro o motivo dos desligamentos, sendo eles coerentes. Saber quais são seus pontos fortes requer autoconhecimento. É importante realizar essa reflexão antes da entrevista, pois não é bom deixar lacunas ou respostas incompletas por meio das quais possa gerar dúvidas no selecionador.
  • A vestimenta é importante. Use roupas discretas, formal ou casual, esteja bem apresentável. Seja sensato na hora que for escolher o modelo mais apropriado. Asseio e cuidado pessoal também são observados. Então, nada de bonés, bermudas, decotes, acessórios e maquiagens excessivas.

No final da entrevista, esclareça suas dúvidas referentes as etapas do processo e da vaga. Saiba expressar a sua expectativa e motivação.
Agradeça a oportunidade concedida. Caso o prazo estipulado para obter o retorno expirar, encaminhe um e-mail desejando saber informações sobre o andamento do processo.

Aproveite essas sugestões da melhor maneira possível. Boa sorte!

 

Letícia Carvalho