TUDO ESTÁ MUDANDO RÁPIDO E CONSTANTEMENTE

tudo-blog
Standard

A sociedade e tudo mais a sua volta está em constante mudança, trata-se de um caminho da humanidade sem volta.

Na minha singela leitura a maioria das mudanças dos séculos 20 e 21 são inovações em benéfico do “homem”; o que ocorre muitas vezes é a utilização inadequada dessas transformações.

Muitas mudanças estão acontecendo de forma rápida no ambiente de trabalho, especialmente por conta do avanço tecnológico. A adaptação profissional às mudanças não é tão simples; é mais fácil e seguro permanecer na zona de conforto. A zona de conforto é conhecida, controlável e previsível. No entanto, o território conhecido está cada vez menor, ou seja, em dado momento não haverá território conhecido, o profissional estará continuamente aprendendo a lidar com o “novo”.

Profissionais de sucesso são aqueles que assumem o “novo” como desafio e que buscam soluções inovadoras frente às dificuldades. A competência comportamental mais valorizada atualmente é a capacidade de adaptação.

Quando os profissionais desenvolvem sua capacidade de adaptação, se tornam proativos e têm mais segurança e ousadia para adotar soluções criativas.

A Geração Flux tem relação com características comportamentais e psicológicas do profissional bem sucedido. “Flux” é a nova geração de profissionais que têm de lidar com ambientes de trabalho e de negócio caóticos e confusos. Os trabalhadores da “Geração Flux”, diferentemente dos de outras, são aptos a sobreviver a situações de mudanças e pressões contínuas.

O que define um membro da Geração Flux é uma mentalidade que admite instabilidade, aceita redirecionamentos na carreira e gosta de rever modelos de processo e certezas.

Alguns atributos essenciais caracterizam um profissional da Geração Flux. O primeiro deles é expandir suas competências, especialmente as relacionadas à tecnologia, mesmo quando elas não tenham uso imediato. Isso revela disposição para aceitar novos desafios tUe, prepara o profissional para as mudanças que estão por vir no atual emprego ou em um novo.

Outro atributo é recorrer a todas as mídias. A Geração Flux não fica presa aos meios de comunicação tradicionais, como jornais, rádio e TV. Além de acessar blogs e o Twitter, assinam o Linkedin, por exemplo, para obter informações diárias voltadas a seus interesses profissionais.

O profissional pode ter qualquer idade e pertencer à Geração Flux, as principais características são claras: capacidade de adaptabilidade, flexibilidade e disposição para aprender em qualquer situação.

As organizações flexíveis desenvolvem continuamente novas estratégias e se adaptam às novas realidades de mercado. Elas são compostas de profissionais que entendem a necessidade de transformar estruturas, processos e comportamentos para atender as necessidades dos diferentes clientes que também mudam constantemente.

P. Gratz