Como anda a sua Criatividade?

Background image
Standard

O Dia Mundial da Criatividade é celebrado em 17 de novembro.

A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como “a qualidade ou característica de quem […] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”.

A criatividade pode receber várias definições a partir do ponto do vista com que é questionada. Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma qualidade adquirida e iniciada na infância que busca em ideias a fonte para criar novas coisas. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Esse, que é a capacidade de produzir e transformar o ambiente segundo as necessidades, se desenvolve graças aos estímulos e elogios que a criança recebe de outras pessoas.

A criatividade é uma qualidade adquirida por pessoas curiosas que buscam inspiração em informações e têm a sensibilidade de percebê-las de forma diferente. Pessoas criativas possuem comportamentos diferentes: são curiosas ao extremo, são persistentes, são bem humoradas, são independentes em seus atos e responsáveis por tais, possui rápida desenvoltura em atividades, fácil percepção, habilidade no aprendizado e ainda são grandes visionárias, já que conseguem prever as consequências possíveis de ocorrer em suas criações por erros ou imprevistos.

A criatividade é uma qualidade que pode também se desenvolver após a infância. Para isso deve-se adquirir hábitos como dormir no mínimo oito horas, anotar ideias que surgem no decorrer do dia para executá-las, caminhar ao ar livre, traçar objetivos, utilizar o tempo ocioso a favor da criatividade, sendo curioso em todos os aspectos.

Criatividade também está no errar, afinal o que é o erro senão uma tentativa de acerto. Enfim é a capacidade de pensar diferente e realizar uma ação a partir desse pensamento.

A criatividade não tem hora nem momento exato para acontecer, ela chega sem pedir licença, vem na imaginação da pessoa que à coloca em prática e realiza belas ações.

Dicas para aumentar sua criatividade no trabalho:

  • Cerque-se de pessoas criativas;
  • Exponha-se;
  • Nunca deixe de aprender;
  • Mude sua rotina no trabalho e fora dele;
  • Conheça novas pessoas de diferentes estilos de vida;
  • Force-se a ver o novo em coisas antigas;
  • Carregue um bloco de anotações;
  • Pare de dizer a si mesmo que você não é criativo;
  • Crie e desenvolva sua ideia com base no feedback;
  • Deixe seu subconsciente criar.

Não esqueça: Aumentar a criatividade é exercitar o pensamento!

 

Flávia Avancini