NOSSA BANDEIRA

nossa-bandeira-blog
Standard

Nossa bandeira é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países.

A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”.

Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal.

A atual versão da bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, dia e mês em que prestamos homenagem ao símbolo de nossa nação.

  • O “branco” significa o desejo pela paz.
  • O “azul” simboliza o céu e os rios brasileiros.
  • O “amarelo” simboliza as riquezas do país.
  • O “verde” simboliza as matas (a rica floresta brasileira).

A frase “Ordem e Progresso” foi baseada nos estudos do filosofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.

Mesmo sendo considerada uma data de extrema importância para o país, não é um feriado nacional e poucos brasileiros lembram o que é comemorado neste dia.

No Brasil existem algumas regras e leis referentes à utilização da bandeira nacional:

  • Em todos os órgãos públicos, a bandeira deverá ser hasteada todos dias de manhã e recolhida ao final da tarde.
  • A bandeira brasileira não deve ser desrespeitada.
  • Apresentá-la em mau estado de conservação.
  • Mudar a forma, as cores, as proporções ou acrescentar-lhe outras inscrições.
  • Usá-la como roupagem, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
  • Reproduzi-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.

Os símbolos nacionais são verdadeiras imagens que representam a nossa pátria e devem ser respeitados, pois, da mesma maneira que devemos amar a nossa pátria, devemos também valorizar e honrar estes que são a sua imagem.
São esses os caminhos do patriotismo, do amor pela pátria aos seus símbolos como a (bandeira, hino, brasão) e principalmente por todos os que aqui vivem para buscar uma sociedade mais justa.

Precisamos valorizar a cada dia, a nossa cultura, a nossa história, respeitar e prestigiar as datas comemorativas (dia da independência, proclamação da república etc.), bem como respeitar os valores éticos e morais, respeitando as pessoas que conosco convivem, a nossa família, a nossa escola, os nossos amigos.

O orgulho pelo nosso país é um sentimento de valorização de nós mesmos. Quem ama sua pátria ama a si mesmo e contribuí para o bem estar das pessoas.
Orgulho de ser brasileiro! Sim, orgulho, porque tudo o que foi e está sendo revelado, descoberto aqui não deve ser visto com vergonha, mas com orgulho de entender que é um grande caminho de evolução para um país jovem que deve enfrentar seus problemas de frente, não importa as consequências a curto prazo.

A corrupção é um dos principais fatores que destroem qualquer sociedade que queira crescer e que queira se tornar um lugar melhor para viver e prosperar.

 “Você pode enganar todas as pessoas às vezes, e algumas pessoas o tempo todo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Abraham Lincoln.

Essa é a nossa melhor oportunidade para mostrar ao mundo que cometemos muitos erros mas temos a coragem e a integridade de corrigir, mudar a rota, reaprender tudo isso e ainda temos tempo de sermos grandes.

 

Paula Gratz & Flávia Avancini