Dia do Gari

Standard

O Dia do Gari é comemorado no dia 16 de maio, em todo o Brasil. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. Nesse ano ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro do Caju. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade. No ano de 1906, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos. A categoria dos garis foi instituída em 16 de maio de 1962.

Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano. No Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa, bonita e saudável. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e contribuir para a limpeza, não jogando lixo nas ruas, a isso chamamos civilidade!

Os garis na maioria das vezes passam despercebidos por nós, é uma profissão invisível, mas de uma importância ímpar. Quantas vezes passamos por eles sem enxergá-los, sem perceber que ali encontra-se um profissional que trabalha para o bem comum. Então, nesse 16 de maio em especial, não deixe de cumprimentar quem cuida da nossa cidade!

 

Luciana Martino