Dia do Caminhoneiro

CAMINHONEIROS BLOG
Standard

O Dia do Caminhoneiro é celebrado anualmente em 30 de junho.

No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho25 de julho e 19 de setembro.

O 30 de junho é considerado uma data regional, pois celebra a profissão de caminhoneiro na região do estado de São Paulo. Esta data foi oficializada através da lei nº 5.487, de 30 de dezembro de 1986.

O Brasil possui uma frota de cerca de 2 milhões de caminhões de carga, sendo 60% de motoristas autônomos. Estão registradas no Brasil mais de 11 mil empresas de transporte rodoviário de carga.

Cerca de 90% do transporte ferroviário de carga no Brasil é dedicado a minério e grãos, restando apenas 10% para outros produtos. Por isso, praticamente todos os itens indispensáveis para o consumidor, incluindo alimentos e combustível, dependem do transporte por caminhões.

O Brasil tem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, sendo 12,9% pavimentadas e 79,5% sem pavimento. Desse total, ainda há as rodovias:

Municipais: 78,11%

Estaduais: 14,8%

Federais: 7%.

Agradecemos todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a gigantesca economia nacional.

Desejamos que os caminhoneiros não tenham apenas um dia feliz.
Todos merecem uma vida feliz, trabalho com segurança e conforto, descanso justo, abraço e aconchego da família com mais frequência.

Que o nosso país possa reconhecer seu valor e proporcionar condições dignas a toda categoria.

 

Flávia Avancini