Diferença entre Graduação, Tecnólogo e Gestão

Standard

Você está pensando um fazer um curso superior? Se sim, você sabe que isso exige muitas reflexões e decisões que envolvem desde a escolha da carreira, em quais instituições você pensa em estudar ou se o curso será presencial ou à distância.
Uma das decisões que precisamos tomar antes de começarmos a estudar é se o curso que vamos fazer será de graduação ou graduação tecnológica/gestão. Mas você sabe quais as diferenças entre eles?
Basicamente, as principais diferenças entre graduação e tecnólogo são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de 4 a 5 anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático. O tecnólogo dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.
Seguem algumas informações importantes para ajudar na sua decisão:

Graduação

O curso de graduação do Ensino Superior é ministrado nas modalidades Bacharelado (atuação mais ampla no mercado) e Licenciatura (para quem quer ser professor e dar aula para o ensino fundamental e médio). Ao terminar o curso o aluno receberá um diploma de faculdade, de bacharel ou de licenciado. Com o diploma de graduação em mãos, é possível fazer cursos de pós-graduação e MBA.
Os cursos de graduação têm, em média, duração de 4 a 5 anos e oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são oferecidos em faculdades e universidades.
São milhares de opções de curso, oferecidos nas modalidades Presencial e EaD (Ensino a Distância). Para entrar em um curso de graduação é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.

Graduação Tecnológica/Gestão

Assim como nos cursos de graduação, os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.
Os cursos de graduação tecnológica, no entanto, são mais voltados para as demandas do mercado de trabalho e têm duração mais curta, de 2 a 3 anos, Assim como a graduação tradicional, a graduação tecnológica também forma alunos qualificados a cursarem, posteriormente, pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível superior restringem a participação a bacharéis e licenciados.
As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EaD). Para entrar em um curso de graduação tecnológica é preciso ter concluído o Ensino Médio. Então, o candidato precisará participar do processo seletivo da instituição, que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem.

Luciana Martino